Bem vindo ao Blog Según Galeano do Teatro de Senhoritas. Según Galeano é o novo processo do Teatro de Senhoritas. Estamos explorando o universo do escritor Uruguaio Eduardo Galeano através de "Missões" criadas por nós, ou sugeridas pelos colaboradores. Todo processo está sendo registrado aqui. As Missões estão escritas ao lado. Os vídeos estão nas páginas acima. Convidamos você a participar, comentar, questionar, sugerir missões e reflexões.

sábado, 29 de maio de 2010

De Volta à 2° Missão - O que são "questões"?

Bom,
Já há temos, eu queria postar um texto sobre o que são as questões que nós utilizamos para a realização da 2° Missão: “Elaborar questões a partir dos episódios do programa da TV espanhola TVE La Vida Segun Galeano.

As senhoritas participaram - durante a graduação na Unicamp e posteriormente na Zero Zero Cia de Teatro - da criação de diferentes espetáculos inspirados no processo de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch. Um dos 'procedimentos' utilizados nesses processos foi a criação de cenas a partir da resposta de 'questões'. Não existem grandes explicações sobre o que é isso, nem como deve ser 'aplicado'. Mas nesses diferentes trabalhos, fomos nos apropriando desse processo de criação e reinventando-o segundo nossas necessidades.

No livro “Pina Bausch”, Fábio Cypriano fala brevemente sobre isso. É um texto que ajuda a ilustrar um pouco a origem das questões e a abordagem sobre elas:

“Nas palavras de Bausch: ‘Utilizei, além dos bailarinos, vários atores, e percebi que não podia criar a partir de evoluções do corpo, mas sim da cabeça, e por isso comecei a fazer perguntas sobre o que o grupo pensava do texto e o vínculo com a vida pessoal de cada um. Percebi que isso funcionou muito bem, e desde então sempre utilizei perguntas’. (...)
Desde então, suas peças são criadas a partir de aproximadamente cem questões propostas a todos os bailarinos durante os ensaios. Segundo Regina Advento, dançarina da companhia: ‘Há três tipos de respostas: por palavras, por movimentos ou ambos. Não somos obrigados a responder todas, mas tudo o que respondemos é gravado em vídeo e depois algumas cenas são selecionadas e retrabalhadas individualmente com a Pina. É importante ressaltar que ela não acha correto afirmar que esse método é feito por improvisação, pois temos tempo para pensar e responder. Além do mais, tudo é revisto muitas vezes. Há até respostas, de texto ou movimento, que são repassadas a outros bailarinos. Em geral, não temos idéia de para onde o material vai, tudo é centrado na Pina.’ (...)
Não há, obviamente, qualquer forma de controle sobre as respostas apresentadas; o bailarino é livre para colocar-se no plano que achar mais adequado. Ele pode inventar histórias, mas, mesmo assim, parte de um imaginário concreto que expressa algum desejo pessoal. Muitas vezes, não são perguntas, mas apenas palavras. Para a peça Valsas, de 1982, por exemplo, algumas questões foram: ‘fazer uma armadilha a alguém/ consolar/ um jogo com o próprio corpo/ o que receberam dos seus pais/ renunciar/ verão/ preconceitos que nos fazem sentir marginalizados/ qualquer coisa de puro/ hinos/ uma poesia de amor/ atenção, o programa mudou’” (1)

A criação de cenas a partir de questões aparece sempre, com mais ou menos força, nos trabalhos do Teatro de Senhoritas. É uma inspiração e um "porto seguro" para ativar-nos como interpretes dentro das criações. E em breve podemos desenvolver reflexões sobre isso... por hora, fica a tentativa de esclarecer o que é isso.
As questões e as respostas da segunda missão estão postadas aqui no dia 15/04/2010 "Apresentações e elaborações"

Abraços
Srta Isis

(1)CYPRIANO, Fábio, “Pina Bausch”, CosacNaify, São Paulo, 2005.

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