Bem vindo ao Blog Según Galeano do Teatro de Senhoritas. Según Galeano é o novo processo do Teatro de Senhoritas. Estamos explorando o universo do escritor Uruguaio Eduardo Galeano através de "Missões" criadas por nós, ou sugeridas pelos colaboradores. Todo processo está sendo registrado aqui. As Missões estão escritas ao lado. Os vídeos estão nas páginas acima. Convidamos você a participar, comentar, questionar, sugerir missões e reflexões.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aula na pós

Este semestre sou aluna especial da pós-graduação da ECA. Curso a disciplina Seres Ficcionais: identidade e alteridade, ministrada pelo prof. dr. Matteo Bonfitto. Ela se propõem, antes de mais nada, a pensar sobre a prática. Toda a reflexão e discussão teórica provém ou está em diálogo com a lógica da prática.
Para isso, a aula se divide em duas partes, e é sobre o primeiro momento que relato. Foi pedido para que nós escolhessemos materiais que nos mobilazassem para a criação. Meus materiais são: filmadora e contos do Galeano. Hoje foi o começo e aqui estão algumas anotações...

Considerações sobre o material câmera: objeto que filma, captura / amiga de diálogo/ substituição do texto escrito / filmar apenas o que eu chamo de resultado? / como utilizá-la como extensão de mim? / parte da linguagem / trabalhar com as limitações e utilizá-las como potencializadores / enquadramento / brincar com molduras.

Abri o livro "O século do vento" em uma página quaquer. Li "crônica de costumes da América Latina", p. 217, enquanto escutava mantras no mp4. Choque entre estados. Poder-sangue-armas X Respiração-mel-mantras.

Uma coisa muito legal é ver a imagem registrada. Lá está escancarado o não-controle. Apesar da minha imaginação, sensação, envolvimento, vontade, etc, um outro ator brinca atrás de mim, compondo um quadro, um jogo. Achei muito divertido ver que muitas vezes ele parece que está no meu abdômen, outras vezes surgem mãos, pés, desenhos... O material filmado é um material diverso e independente. O que fazer com ele?  O som está bem baixinho porque tinha bastante gente na sala...

é isso. experimentando outra forma de exposição...beijos. Dé

Um comentário:

  1. Dé,
    Essa coisa da cãmera como extensão me lembrou o "super night shot". Eles usam a cãmera no tripé colada ao corpo como uma forma de filmar o que se vê e vc mesmo.
    Enfim... pode ser um caminho que desperte ou inspire para algo.
    Isis

    ResponderExcluir