Bem vindo ao Blog Según Galeano do Teatro de Senhoritas. Según Galeano é o novo processo do Teatro de Senhoritas. Estamos explorando o universo do escritor Uruguaio Eduardo Galeano através de "Missões" criadas por nós, ou sugeridas pelos colaboradores. Todo processo está sendo registrado aqui. As Missões estão escritas ao lado. Os vídeos estão nas páginas acima. Convidamos você a participar, comentar, questionar, sugerir missões e reflexões.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

As inspirações

As questões foram inspiradas em alguns episódios do programa La Vida Según Galeano, da TVE.
A Débora e Isis fizeram as questões delas baseadas em Los Niños. Eu fiz a minha baseada em Mapamundi
Quem carinhosa e pacientemente baixou os episódios desse programa foi o Diego... Aí estão os vídeos:
parte 1:

parte 2:

parte 3:


MAPAMUNDI
parte 1:

parte 2:

parte 3:

Um comentário:

  1. ( Eduardo Galeano)
    Pedagogia da violência
    Segundo o general Marshall, somente doid de cada soldados de seu exercito utilizavam os fuzis durante a Segunda Guerra Mundial. Os outros oito portavam a arma como adorno. Anos depois, na guerra do Vietña, a realidade era bem outra: nove de cada dez soldados das tropas invasoras faziam fogo, e atiravam para matar.
    A diferença estava na educação que haviam recebido. O tenente-coronel David Grooman, especialista em pedagogia militar, sustenta, que o homem não está naturalmente inclinado à violencia. Ao contrário do que se supõe, não é nada fácil ensinar a matar o próximo. A educação para a violência exige um intenso e prolongado adestramento, destinado a brutalizar os soldados e a desmantelar sistematicamente sua sensibilidade humana. Segundo Groosman, esse ensino começa, nos quartéis, aos dezpoito anos de idade, mas fora dos quartéis começa aos dezoito meses: a televisão dita esses cursos a domicílio.
    _ Foi como na tevê - disse um menino de seis anos que assassinou uma companheira de sua idade, em Michigan (...).
    Ana Carolina

    ResponderExcluir